Meio Ambiente

01 de agosto 2011

Saiu na página 12 de O Jornal Batista do dia 10 de julho notícia sobre a camapanha de reeducação ambiental promovida pelo Seminário Teológico Batista do Sul - Rio de Janeiro, em adesaão ao ano batista da eciologia.
 veja resumo:




Adolescentes vencem o concurso de curta sobre meio ambiente. Veja no link abaixo:
http://vidaemeioambiente.wordpress.com/





Quarta-feira, 30 de março de 2011, 43 dias depois da foto (abaixo) veja como estão as mudas nascidas do crachá ecológico da CBB (Convenção Batista Brasileira)
Ainda não dá pra saber qual o tipo de planta. Espero que floresça.
 

LOUVOR AO DEUS CRIADOR

Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Senhor, Deus meu, tu és magnificentíssimo! Estás vestido de honra e de majestade, tu que te cobres de luz como de um manto, que estendes os céus como uma cortina. És tu que pões nas águas os vigamentos da tua morada, que fazes das nuvens o teu carro, que andas sobre as asas do vento;
És tu que nos vales fazes rebentar nascentes, que correm entre as colinas. Dão de beber a todos os animais do campo; ali os asnos monteses matam a sua sede. Junto delas habitam as aves dos céus; dentre a ramagem fazem ouvir o seu canto.Da tua alta morada regas os montes; a  terra se farta do fruto das tuas obras. Fazes crescer erva para os animais, e a verdura para uso do homem, de sorte que da terra tire o alimento...
para continuar lendo aceese o link abaixo:
http://www.bibliaonline.com.br/aa+rvr/sl/104

DICIONÁRIO AMBIENTAL
 
Ecologia - Estudo das interações  de todos os sistemas vivos e não vivos entre si e o meio ambiente entendido como uma grande casa, pois eco vem do grego oikos que significa casa. Literalmente a palavra significa estudo sobre a casa. Uma casa do tamanho do universo.
A palavra ecologia foi criada pelo biólogo alemão Ernest Haeckel que viveu no período de 1866-1919.
Fonte: jornal batista - domingo, 13/02/2011

Biodiversidade- "variedade de vida, as diferentes formas de vida que existem na terra"

Biosfera- "conjunto de todos os ecosistemas da terra"


"A vida e o universo em todos os sentidos, foram dados ao ser humano como um presente de Deus; o universo foi dado ao ser humano como sua morada, sustento e para o desenvolvimento de sua história de vida;" Carta de Niterói
segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=457:conheca-a-carta-de-niteroi&catid=24:artigo3&Itemid=42
BATISTAS ASSUMEM COMPROMISSO  DIANTE DO MEIO AMBIENTE

"Além de discutirem formas de contribuição para a conservação da criação de Deus, os participantes da 91ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira (CBB) aprovaram a 'Carta de Niterói', documento por meio do qual os batistas brasileiros assumem uma posição clara em prol da defesa do meio ambiente. Leia no endereço abaixo o documento: Carta de Niterói"

http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=457:conheca-a-carta-de-niteroi&catid=24:artigo3&Itemid=42

Vida plena e meio ambiente- Assembleia da CBB (19 a 25 de janeiro na cidade de Niterói – RJ)



Os Batistas Brasileiros num esforço de contribuição na sensibilização para o cuidado e conservação do meio ambiente lança para o ano de 2011 a campanha: “Vida plena e meio ambiente”. Como ação educativa ofereceu aos convencionais da 91ª Assembleia da Convenção Batista Brasileira bolsa e crachá ecológicos. A bolsa poderá e deverá ser usada, posteriormente ao seu uso com materiais do evento, para compras, reduzindo assim o uso de sacolas plásticas de supermercado. Quando a mesma não servir mais para esse fim poderá ser enterrada, tendo sua composição efetivada em dois meses. Já o crachá poderá ser plantado, pois em sua composição em papel reciclado contém sementes.


Experiência com o crachá semente
24 de janeiro 2011- plantio




Acompanharei o desenvolvimento dos exemplares da  planta cujas sementes estão inseridas no papel reciclado em que foi confeccionado o crachá. Postarei as fotos para acompanhamento também dos seguidores.
Senhorinha


Como prometido estou postando o nascimento da planta do crachá ecológico usado na Assembleia da Convenção Batista Brasileira.
Senhorinha 31/01/2011



Quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
18 dias depois do plantio do crachá ecológico da CBB
veja  as plantinhas crescendo.



Tanto os seres humanos quanto a terra precisam de restauração e cuidados especiais devido à queda no Éden.

Para a restauração dos seres humanos, Deus no tempo certo, enviou Jesus Cristo.

Para a restauração do planeta Ele conta conosco.

Senhorinha, 15 de janeiro 2011


Padrão na conservação do meio ambiente

Vida plena e meio ambiente é o tema da CBB (Convenção Batista Brasileira) para 2011. Quem sabe com esse tema acordemos para o fato de que precisamos participar mais ativamente para a questão da sustentabilidade do nosso planeta. Afinal ele foi o primeiro presente que Deus aos seus filhos. Gênesis 2.15.

DIVISA
Romanos 8.21-22
"Na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora".

Para melhor informar os batistas de todo o Brasil e os brasileiros que estão fora do país a CBB criou um blog chamado  vida e meio ambiente "produzido pelo departamento de comunicação da Convenção Batista Brasileira (CBB), organização através da qual os batistas do Brasil cooperam entre si.


O objetivo do mesmo é promover a consciência ambiental, a ênfase que norteará os batistas brasileiros durante o ano de 2011.

Para conhecer mais dos batistas brasileiros visite o Portal Batista -
http://www.batistas.com/ - ou siga nosso perfil do Twitter -
 www.twitter.com/Convencao


http://vidaemeioambiente.wordpress.com/


Falando nisso você sabe o que é cop 16?

senão visite o endereço abaixo:




Vida Plena e Meio Ambiente



Este é o tema anual dos Batistas brasileiros, cuja divisa encontra-se em Rom.8.21-22 que aponta para a redenção cósmica futura. A escolha do tema nos coloca em sintonia com a urgente causa da preservação da natureza que deve ser responsabilidade de todos, especialmente dos cristãos.

A Bíblia diz que “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos” (Sal.19.1) e que “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e os que nele habitam” (Sal. 24.1). Contudo, sabemos que a desobediência humana trouxe consequências, também, a toda criação (Gen. 3.17-18). Por outro lado, o mundo moderno, pelo desenvolvimento tecnológico, traz, em contrapartida, mudanças profundas na vida da sociedade e no sistema ecológico do planeta, aumentando ainda mais, a nossa responsabilidade no cuidado com a criação divina.

Podemos concluir, a partir dos versos citados, que Deus é Criador. A natureza é obra das Suas mãos (Gen.1.1) e que, nas escrituras há uma preocupação divina com a natureza, instituindo o ano sabático (Ex.23.10), quando a terra teria seu período de descanso. Aprendemos também que o homem foi colocado como mordomo das coisas criadas. No Éden, o homem recebeu a responsabilidade de cuidar da natureza (Mordomia da Natureza). Neste aspecto, o homem não tem sido um bom mordomo, pois está no centro de toda essa devastação. Félix Guattari, criador da Análise Institucional e da Esquizoanálise, em seu livro: As Três Ecologias (Papirus) fala que precisamos nos voltar para a defesa de Três Ecologias:

Ecologia Ambiental – Que diz respeito ao cuidado que precisamos ter com o meio ambiente. Neste sentido, é urgente a conservação e o desenvolvimento sustentável de modo a conciliar progresso e respeito.

Ecologia Social – A ecologia das relações humanas. Precisamos resgatar o humano em nossas relações e assim diminuir, substancialmente a violência. O ser humano desenvolveu um tipo de sociedade antropocêntrica onde se autocoroou o "rei do universo". Age como se tudo o mais, em a natureza, girasse em torno de suas próprias necessidades e desejos. Vive em sociedade, mas comporta-se como único. A Ecologia Social trabalha na reconstrução das relações humanas em todos os níveis, esta só será possível quando a mente dos seres humanos estiver canalizada na busca de objetivos mais elevados. Valores estes que encontramos revelados na Palavra de Deus.

Ecologia Mental – A ecologia da subjetividade humana. Guattari destaca o quando o homem de hoje anda perdido na busca dos valores reais. Por este motivo, é levado pela uniformização da mídia, num processo de despersonalização, onde tudo se parece. O que ocorre aqui no Brasil acontece em todos os lugares num processo de massificação com a perda da subjetividade e a ditadura da padronização.

Como servos do Senhor Jesus e que dEle recebemos a Vida Plena, não podemos deixar de nos envolver nessa causa e buscar contribuir nos três níveis acima apresentados, sempre na dependência daquele que é criador de todas as coisas.

Pr. Wagno Alves Bragança