Educação Cristã - PDER-CBB




Agenda semanal para planejar a lição da EBD
Retirado de “O Jornal da EBD”, outubro 2011

Uma publicação da JUERP





O ensino de lições dominicais é um desafio que o professor começa a vencer durante a semana. Muitos professores da EBD, por causa do pouco tempo disponível para e prepararem, acabam improvisando ou trabalhando apenas o conteúdo da lição. Apresentamos, nesta seção, a sugestão de uma agenda para a preparação do professor para a lição dominical, que leva em conta duas coisas: a praticidade e a otimização do tempo.






Domingo anterior (uma semana antes da lição)

· Ler as passagens bíblicas em foco (leituras diárias, texto bíblico da lição e texto áureo);



· Orar pelos membros de sua classe, focalizando suas necessidades, à luz da passagem bíblica estudada;



· Determinar como a lição a ser estudada se encaixa no escopo geral do trimestre e como se relaciona com a lição anterior.






Segunda - feira
· Ler as passagens bíblicas novamente, junto com os comentários da revista do professor;



· Orar pelos membros de sua classe, individual e particularmente, à luz da passagem bíblica estudada.






Terça - feira


· Começar a tecer notas para o plano de aula;
· Checar as sugestões didáticas e os meios de ensino (de acordo com as possibilidades? Contextualizados? Adaptáveis?

· Gastar algum tempo na pesquisa bíblica sobre a passagem, orando por iluminação espiritual e discernimento espiritual;

· Escolher um versículo-chave para memorizar e ser o fio condutor da aula.






Quarta - feira


· Completar o plano de aula, fazendo o ajustes necessários;

·Procurar discutir com a liderança da EBD obre os procedimento e colhidos para a aula e compartilhar os resultado da pesquisa bíblica com os demais professores (seria ótimo que houvesse um encontro semanal de professores na EBD para este fim).






Quinta - feira

· Escolher uma palavra-chave para a lição.

· Usar a concordância bíblica para encontrar outras passagens onde a palavra escolhida aparece.

·Ler a passagem bíblica da lição novamente, à luz dos novos versículo encontrados, fazendo as mudanças necessárias ao plano de aula.






Sexta - feira

· Reunir todo o material didático necessário para o domingo. Certificar-se de que sabe utilizá-los:
· Orar a Deus pedindo sua direção no encontro dominical.



Sábado

· Rever todo o plano de aula para a lição;

· Reler toda a lição, para certificar-se de que cada parte dela está sendo focalizada no plano de aula;

· Orar, mai uma vez, pelos alunos e suas necessidades.
Estas ações podem (e devem) ser adaptadas ao tempo disponível da agenda de cada professor, mas, com certeza, constituem uma boa preparação para a lição da EBD.









TODO O PROCESSO DE CRESCIMENTO HUMANO PASSA PELA EDUCAÇÃO

 Página criada para informar sobre as ações de Educadores Religiosos batistas brasileiros  em busca de uma educação integral, que alcance o ser humano em suas necessidades físicas, seus anseios emocionais e sociais, sua capacidade cognitiva, sua formação de caráter e consciência de sua ligação íntima com Deus Criador que nos criou à sua imagem e semelhança. Por isso mesmo, a felicidade humana está ligada à sua comunicação com Deus. Estamos ligados a Ele por criação e somos salvos por Ele pela filiação através de Jesus Cristo o Salvador.

Além de ser uma página para informação, pretende ser um espaço de reflexão, e discussão. Pois nas muitas conversas e conselhos surgem as soluções para situações que podem ser melhoradas para engrandecimento de Deus e alcance das pessoas.


Educação Religiosa Batista e o crescimento do Reino de Deus


A Educação Religiosa Batista Brasileira se arrasta, como a Educação Secular. Mas é importante saber que mais e mais pessoas estão preocupadas com esta situação.

Aqui em Minas temos procurado, sensibilizar as igrejas para a importância da educação religiosa, como ministério, que tem uma abrangência que vai além da Escola Bíblica Dominical (EBD). A cultura de que educação na igreja é só EBD, é muito antiga e deve ser ampliada. Não me lembro da época, se é que teve em que se discutiu a educação na igreja.
O Plano Diretor da Educação Religiosa (PDER) da CBB nos ajuda a fazer este trabalho de ampliação. Ele traz a necessidade de uma educação integral, que promova o desenvolvimento total do indivíduo, nas áreas: cognitiva, social, emocional, espiritual, operacional (pragmático). Temos promovido fóruns de discussão sobre a Educação Religiosa; fizemos um folder explicativo sobre o Educador Cristão, e seu trabalho de coordenação; temos um curso de capacitação do Plano Diretor de Educação Religiosa da CBB, que é oferecido às igrejas e associações; temos uma parceria com a Faculdade Batista – os congressos são realizados em conjunto para atingirmos seminaristas, pastores e educadores; Temos um manual de Educação Religiosa – “A Educação Cristã e o Educador Cristão”. fizemos um cadastro dos educadores que temos no Estado, mas ainda é muito difícil a comunicação. Este ano estamos planejando um congresso nacional de Educação Religiosa, para o mês de outubro, sob o tema: A Educação Religiosa, a Igreja e a Sociedade Contemporânea.

Estamos no caminho para o reconhecimento da educação religiosa e a nossa contribuição para o crescimento do Reino.

No amor de Cristo.
Tania Oliveira de Araujo
Coordenadora do Comitê do Programa para o Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira.





PARA PARTICIPAR COM ALGUM COMENTÁRIO VÁ AO FINAL DA PÁGINA E REGISTRE SUA CONTRIBUIÇÃO


ASSOCIAÇÃO DOS EDUCADORES CRISTÃOS BATISTAS DO BRASIL


Escrito por Redação    Qui, 20 de Janeiro de 2011 08:53 A professora Tânia Oliveira de Araújo foi eleita na última quarta para a Presidência da Associação dos Educadores Religiosos Batista do Brasil (AECBB), que realizou nos dias 18 e 19 o seu 25ª congresso.
A eleita é diretora do Departamento de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira, além de estar muito envolvida com o Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil (PDER).
O congresso, que aconteceu no templo da Igreja Batista em Icaraí, teve o tema “Educadores para um novo tempo”.
Nessa oportunidade, o pastor Ney Ladeia, da Igreja Batista Campunga (PE) trouxe uma reflexão baseada no trecho bíblico de Ester 4.14 sobre o conhecimento do Livro.
O pastor enfatizou a importância de se conhecer a palavra de Deus a fim de se ter um relacionamento profundo com o Senhor e outorgar forças para resistir ao pecado.
Ele também relatou a necessidade de muitas igrejas de terem líderes fortalecidos na Palavra para assim proclamarem a única verdade, que é Cristo.
Por fim, o preletor desejou coragem aos educadores. Ele afirmou que educar não é uma tarefa fácil, pois muitas pessoas desejam ouvir somente coisas agradáveis e convenientes para si e deixam de viver, verdadeiramente, os ensinamentos de Cristo.
Segundo o educador cristão Jorge Proença, da Primeira Igreja Batista em Alcântara, um evento como a assembleia é sempre um momento de reflexão, é um tempo para compartilhar as dificuldades do educador com o intuito de buscar novas estratégias de atuação que possibilitem um crescimento espiritual e uma integração maior do crente, tudo isso para o engrandecimento do Reino de Deus.
A ex-presidente da AECBB Suzana Elida do N. Farias declarou ter obtido avanços na associação, que aos poucos volta a se estruturar.
Suzana se despede da liderança da associação deixando um recado aos educadores: “Eu sugiro para todos os educadores do Brasil que se unam, conversem, se comuniquem para que possam fortalecer mutuamente. O tempo em que vivemos está relacionado à educação religiosa. É um novo tempo. E nós precisamos resgatar valores e trabalhar para que a Bíblia continue sendo o livro ensinado. E que continuemos a investir em educação”.
Fique ligado no Portal Batista para ficar bem informado sobre o que acontece na 91ª Assembleia da CBB.

Autorizamos a reprodução deste conteúdo única e exclusivamente se a fonte for citada como Convenção Batista Brasileira e com a inclusão do link para www.batistas.com (na internet).


Palavra da presidente (Hoje ex-presidente) Suzana Élida do Nascimento Farias por ocasião do 25º congresso da Associação dos Educadores Cristãos Batistas Brasileiros

Prezados Educadores Cristãos,

Nosso tema para este ano será "EDUCADORES PARA UM NOVO TEMPO". Estaremos ouvindo preleções desafiadoras sobre "O Resgate do Livro A Bíblia", "O Estudo deste Livro", "O Conhecimento deste Livro", "Viver a Missão deste Livro", no "Fazer a Ação Tempo Certo". Na Bíblia estaremos estudando atitudes de Neemias, Ester, Esdras, Oseias, pessoas que com suas decisões, atitudes e coragem, marcaram o tempo em que viveram.
Por este Brasil a fora, com certeza têm Educadores que já estão marcando a história. Talvez alguns nem estejam sendo percebidos no momento, mas o resultado virá com certeza e seus nomes farão diferença.
Já está sendo analisando o "PLANO DIRETOR" da CBB. Segundo Lourenço Stélio, seu alvo principal é “ajudar cada igreja local a desenvolver o seu próprio projeto pedagógico a partir de fundamentação educacional cristã, dos valores cristãos, dos objetivos educacionais gerais e específicos para a própria igreja. Cada igreja precisa construir seu projeto pedagógico a partir de seu contexto e necessidades.”
Todos nós precisamos ter em mãos o PDER e o Plano Estratégico para as Igrejas. Procurar entender e juntos construirmos uma rede capilarizada de divulgação. Em cada cidade onde estiver um Educador Religioso, esse será um instrumento da Rede de Divulgação. Em cada cidade um ou mais Educadores estudarão e discutirão como Construir o Plano Estratégico para a Igreja. Não devemos ter medo do novo. Esta é uma oportunidade de mudanças para vermos o nosso Brasil Batista em “um novo tempo”.
A nova presidente para 2011 é a educadora Tania Oliveira de Araújo

 Atual presidente (2011-2012) Tania Araújo

Alguns educadores de Minas Gerais presentes ao 25º Congresso da Associação Educadores Cristãos Batistas do Brasil:

Conheça no endereço abaixo um pouco do Plano Diretor para Educação Religiosa dos batistas Brasileiros:

No link abaixo você poderá ler o documento: PDER
Veja  como  elaborar o plano estratégico para sua igreja


Tema dos estudos da Escola Bíblica Dominical para o ano de 2011: (JUERP)


Primeiro Trimestre - janeiro - março: Os livros poéticos (Salmos)
Segundo Trimestre - abril - junho: As Cartas de Paulo II (Aos Coríntios)
Terceiro Trimestre - julho - setembro: O Ministério Cristão
Quarto Trimestre  -outubro - dezembro: Profetas Menores II (Miquéias, Naum, Sofonias,  Zacarias e Malaquias).




Para ampliar a imagem basta um clique duplo sobre ela.

Adoslescentes

Primeiro Trimestre-janeiro - março: Doutrinas Bíblicas
Segundo Trimestre-abril - junho: Atualidades dos Profetas Menores
Terceiro Trimestre-julho - setembro: A história da salvação (Mateus a Apocalipse)
Quarto Trimestre-outubro - dezembro: Fé e comportamento ( A Epístola de Tiago)


Crianças e Juniores


Clique na imagem para ampliá-la

Obs. Apartir de 2013 os temas podem sofrer alterações devido à implantação do Novo Plano Diretor para a Educação Religiosa Batista Brasileira em estudo pelo Departamento de Educação Religiosa da Convenção Batista Brasileira.


O link abaixo lhe dará acesso às postagens sobre Educação Cristã

http://www.batistas.com/edu_religiosa/PlanoDiretor_Versao%203.1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário