quarta-feira, 10 de maio de 2017

Missão IOCO - Carol - Compartilhar




COMPARTILHAR
Para representar o compartilhar criamos a personagem Carol. Ela é uma menina comunicativa, com facilidade para fazer amizades. Ela comunica de várias formas o amor de Jesus.

O que impactou Carol na leitura do livro foram as experiências dos missionários Elvira e Pr. Geraldo com o programa Multiministério que desenvolviam no campo  Uruguaio.



Para fundamentar o COMPARTILHAR apresentamos a história sobre o compartilhamento de Dorcas testemunhado pelas viúvas pobres que recebiam sua ajuda

A missão de compartilhar
Objetivo 
O que queremos - Que os participantes conheçam a personagem Carol e façam a ligação entre o desejo dela de compartilhar tudo o que tem aprendido sobre Jesus e a possibilidade de cada um fazer o mesmo

Na área do saber
Que as crianças e todos os envolvidos no ministério saibam que compartilhar o amor de Jesus é mais do que simplesmente falar sobre Ele. É, também, viver e demonstrar o amor de Cristo nas atitudes mais simples da vida

Na área do sentir
Que as crianças e todos os envolvidos no ministério sintam um intenso amor pelo próximo que carece da Palavra de Deus e de bens materiais

Na área do fazer
Que as crianças e todos os envolvidos no ministério compartilhem a Palavra de Deus e seus bens com aqueles que necessitam

História Bíblica
Texto   Atos 9.32-43
Título A discípula Tabita e seu amor pelas viúvas pobres 

Mostre o Cartaz 3 “Em Jope havia uma discípula chamada Tabita, que em grego é Dorcas, que se dedicava a praticar boas obras e dar esmolas.” Atos 9.36

·      Momento do Preâmbulo
Carol é filha de pais divorciados. Ela mora com sua mãe que tem poucos recursos financeiros. Seu pai, homem dominado pelos vícios, não cumpre com suas obrigações legais com a pensão alimentícia. A mãe de Carol, para não ver a situação do ex-marido mais complicada ainda, não denuncia a situação ao juiz. Vivendo com pouco dinheiro, as duas sempre fazem suas refeições em casa, enquanto muitos colegas da menina comem vez ou outra, em restaurantes.
O sonho de Carol era comer um dos grandes sanduiches do Macdonald, porém, nunca sobrava dinheiro para tal extravagância. Todavia, sua mãe estava atenta ao desejo da menina e preparou tudo para realizar seu sonho em uma data especial: no dia do seu aniversário. Carol nem imaginava que depois da escola comeria seu primeiro sanduiche no Macdonald.

Quando foi busca-la na escola naquela tarde, sua mãe lhe avisou:
-- Tenho uma surpresa para você, vamos lanchar no Macdonald. E você pode escolher o maior sanduiche que tiver.
Carol pulava de alegria.
Ao chegar ao estabelecimento a menina foi direto ao caixa fazer seu pedido.
Para surpresa da mãe ela não escolheu o maior sanduiche.
Sentada, à mesa, Carol não se cabia de tanta felicidade, comendo com o maior prazer. De repente ela se levantou e caminhou até a grade que separava o estabelecimento da rua. A mãe sem entender nada ficou parada, olhando o que a filha fazia. E com lágrimas nos olhos presenciou a cena mais comovente de sua vida: viu sua filha compartilhar seu sanduiche com um menino, que, pela grade, olhava os que comiam no aconchegante ambiente da lanchonete. Ele presenciou o sorriso estampado em seu rosto, quando Carol lhe entregava o sanduiche e conversava com ele.

Quando Carol voltou sua mãe quis saber por que ela havia dado seu sanduiche para o menino. Carol então respondeu:
-- Mãe, eu já tinha comido a metade. Você me trouxe no Macdonald. A gente não sabe se os pais daquele menino poderão um dia fazer o mesmo com ele.
-- Mas filha, -- disse a mãe comovida:
-- O que você falou para ele?
-- Falei que Jesus o ama e que vou orar por ele.

Carol é assim ela gosta de compartilhar o que tem, mas também compartilha boas palavras  com os que precisam.

·      Momento da História
Tabita, também conhecida como Dorcas, era uma discípula de Jesus, que como Carol gostava de compartilhar o que tinha com outras pessoas. Ela morava na cidade portuária de Jope. Foi no porto de Jope que o profeta Jonas embarcou para Tarsis quando não queria obedecer ao chamado de Deus para pregar uma mensagem de arrependimento aos moradores da cidade de Nínive. Mas, hoje não vamos falar de Jonas e sim de Tabita ou Dorcas.

A Bíblia diz que era uma seguidora de Jesus e que ajudava as viúvas pobres de sua cidade. Naquele tempo as mulheres dependiam financeiramente de seus maridos, pois, não podiam trabalhar fora e ter seus salários. Se os maridos morriam as viúvas pobres passavam por grandes necessidades.

Dorcas era uma protetora das viúvas de Jope.

Mas, um dia ela adoeceu e morreu. Seus amigos e irmãos em Cristo se reuniram em sua casa. Levaram seu corpo até o andar de cima e começaram a chorar e lamentar sua morte. Porém souberam que Pedro se encontrava na cidade vizinha chamada Lida e apressadamente mandaram chama-lo.

Pedro atendeu ao chamado imediatamente. Quando chegou lá as viúvas vieram encontrar com ele chorando e mostrando as roupas que Tabita havia costurado enquanto estava com elas.

Pedro subiu ao andar de cima, onde estava o corpo e pediu que todos dessem licença do quarto.  Quando estava só, ajoelhou e orou.

Depois olhou para o corpo de Dorcas e disse:
--Tabita, levante-se.

Imediatamente Tabita abriu os olhos e, vendo Pedro sentou-se na cama. Pedro tomando-a pela mão ajudou-a a ficar em pé.

Pedro chamou a todos e apresentou Tabita viva a eles. Todos ficaram admirados e agradecidos a Deus.

Os moradores da cidade de Jope ficaram sabendo do milagre que Jesus tinha feito por meio de Pedro e muitos creram Nele.

Pedro ficou muitos dias na cidade de Jope em casa de Simão um homem que trabalhava como curtidor de couro. E foi em Jope que Pedro recebeu o chamado de Deus para pregar a mensagem de Jesus a Cornélio um homem estrangeiro. Foi em Jope que Pedro compreendeu que o evangelho não era só para os judeus, mas para todos de todos as nações.

·      Momento da Discussão
1.     Ouvimos no início a história de Carol e seu sanduiche. O que você sentiu quando ouviu que ela doou a metade de seu sanduiche ao menino pobre?
2.     Professor, após a participação de cada criança fazer o link entre o ato de compartilhar e o sentimento de amor ao próximo.
  
·      Momento da Oração Intercessória

1.     Para que Deus desperte em nós o amor ao próximo.
2.     Para que tenhamos atitudes coerentes com o que cremos
3.     pelos missionários batistas mineiros para que compartilhem o amor de Jesus com sabedoria

·      Momento da Atividade
-->
Ajude Carol chegar até o menino pobre para compartilhar com ele seu sanduíche



--> -->

Nenhum comentário:

Postar um comentário