sábado, 10 de julho de 2010

Uns plantam, outros regam, Deus dá o crescimento


O capítulo 3 de I Coríntios trata da divisão que havia na igreja da cidade de Corinto... Isso é recorrente, às vezes nas igrejas hoje.

"Havia entre os convertidos, ciúmes, vaidades e contendas por causa da imaturidade deles, eles diziam: “...Eu sou de Paulo... Eu, de Apolo...” (v.4). Então o apostolo Paulo disse enfaticamente: “Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento” (5-7)."
http://pauloberberth.blogspot.com/2009/10/deus-da-o-crescimento.html

Depois de esclarecer aos cristãos, Paulo, o apóstolo, fala no verso 9  "que somos cooperadores de Deus". Por isso a diversidade de ministérios não deve ser motivo de divisão mas de complemento uns dos outros, porque uns plantam, outros regam, mas quem dá o crescimento é Deus. A obra é Dele, somos apenas seus cooperadores.

Seguindo a sequência do trabalho variado dos seguidores de Cristo na continuação de sEu ministério na terra, quero apresentar uma experiência acontecida em uma das igrejas batistas em Minas Gerais. Alguns irmãos entraram em contato com um texto da professora Doutora Celma Christina, diretora da Faculdade Batista de Minas Gerais, sobre o tema Arte de Contar Histórias. Não podendo atender ao pedido da igreja para que fizesse uma oficina de Contação de Histórias para alguns de seus membros e outros interessados, a Doutora Christina nos passou a responsabilidade.

A oficina foi realizada pelo Comitê do Programa Para o Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira, com 78 participantes da igreja hospedeira e de várias pessoas da comunidade, inclusive alunos universitários da área da educação.

Postarei nos próximos dias algumas histórias produzidas em um dos exercícios da oficina e gentilmente oferecidas por seus autores, para o enriquecimento de todos os que acompanham o blog.

O texto da Doutora Christina  foi a causa das nossas ricas experiências, junto aos que participaram da Oficina de Contação de Histórias em Muriaé MG no dia 19 de junho de 2010.

Ela plantou, nós regamos... Deus dará o crescimento.





Nenhum comentário:

Postar um comentário