terça-feira, 8 de junho de 2010

Mutirão Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco

O que é o Mutirão Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco?

O Mutirão Mundial de Oração (MMO) é a união de cristãos em todo o mundo para orar por crianças e adolescentes em situação de risco. Por iniciativa da Viva (www.viva.org), ele acontece há 15 anos em mais de cem países. Desde 2003 ele é também promovido no Brasil pela Rede Mãos Dadas. Em 2009, o Mutirão envolveu quase 60 mil pessoas de 428 organizações e igrejas, em 21 estados do país.

Até 2005, a campanha se chamava Dia Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco. No Brasil, desde 2003, decidimos chamar de Mutirão de Oração, porque reservamos não somente um dia, mas sim a primeira sexta-feira e o primeiro fim de semana de junho. A partir de 2006, a coordenação internacional decidiu reservar o primeiro fim de semana de junho para o que chamou de Fim de Semana de Oração.

Bons tratos para a infância

Desde 2009, o Mutirão de Oração faz parte da Campanha Latino-americana pelos Bons Tratos da Criança “Ame seu próximo – bons tratos para a infância”.
O objetivo da campanha é fortalecer uma cultura de bons tratos, contribuindo para a prevenção e o combate à violência contra crianças e adolescentes. A campanha também quer desafiar a igreja a uma mudança de pensamento e atitude no que diz respeito à infância no continente latino-americano, caracterizado historicamente pela violência contra as crianças.

A campanha convoca a todos para a aprendizagem de uma comunicação mais saudável com a criança, por meio de ensino bíblico, modelos de trabalho e ferramentas efetivas para a promoção da proteção, do amor e da disciplina, com diálogo e alternativas de criação mais sábias. Leia mais

Por que orar?

Deus convida todo o seu povo, cristãs e cristãos de todas as idades, em todo o mundo a conversar com ele. Aproveite a oração como uma ferramenta que nos possibilita estar em todos os lugares, abençoando todas as pessoas, em todas as necessidades, mudando a realidade por meio da ação do Espírito Santo.

Como promover o mutirão?


Comece a orar na sexta-feira, dia 4, em sua organização, empresa ou projeto. No sábado (dia 5) e no domingo (dia 6), continue organizando momentos de oração em casa, na igreja e em seu bairro. Sensibilize e envolva crianças, jovens e adultos. Divulgue o evento com antecedência. Espalhe cartazes e folhetos, fale no rádio e na televisão. Organize eventos em espaços públicos, com informação, arte e oração. Use a criatividade!

Quem pode participar?

O convite de Deus para fazer a diferença é direcionado a toda a Igreja, em todos os seus ministérios e instituições paralelas, aos cristãos de todas as idades. É importante que a Igreja atenda ao chamado para amar e cuidar dos pequeninos e reconheça a importância deles aos olhos de Deus, percebendo-se como instrumento do Senhor para salvar espiritualmente e resgatar socialmente as crianças e adolescentes em situação de risco.

O que é situação de risco?

Dentro de uma estrutura social baseada na segregação, crianças e adolescentes são impedidos de terem seus direitos fundamentais preservados. Persistindo as condições de vida atuais, não terão seus direitos assegurados no que diz respeito a uma vida digna e produtiva.

Há 15 anos!

O Mutirão Mundial de Oração Por Crianças e Adolescentes em Situação de Risco acontece há 15 anos em mais de cem países. No Brasil, a participação efetiva da Igreja Evangélica começou em 2003. Na época, registramos o envolvimento de 120 comunidades em 14 estados brasileiros. De lá para cá, a mobilização tem crescido:

Ano 2009

Quase 60 mil pessoas de 222 igrejas e 206 organizações sociais oraram em 21 estados brasileiros. Contabilizamos 58.843 minutos de oração, isto é 980 horas e 43 minutos. Recebemos um número recorde de relatório: 204. Do total de participantes, apenas 30% eram crianças, o que confirma uma participação maior dos adultos nos momentos de oração.


Pena não ter sabido disto antes, mas estarei orando por esta asociação.... Sou professora em uma escola de periferia e sei muito bem do que se trata. Não tem nada mais vantajoso que unir forças em prol das nossas crianças.
Você está de Parabéns na divulgação!
Abraços,
Andréa - IBPS - Muriaé.

Um comentário:

  1. Pena não ter sabido disto antes, mas estarei orando por esta asociação.... Sou professora em uma escola de periferia e sei muito bem do que se trata. Não tem nada mais vantajoso que unir forças em prol das nossas crianças.
    Você está de Parabéns na divulgação!
    Abraços,
    Andréa - IBPS - Muriaé.

    ResponderExcluir