terça-feira, 4 de maio de 2010

Modelos de educação

Das várias tendências pedagógicas existentes e praticadas no ensino o Educador Lourenço Stélio Rega apresenta em seu site www.etica.pro.br duas delas, a saber: Tradicional e Contemporânea. Você pode ler e avaliar as características de cada uma.


1.Tradicional
a. Conhecimento- Transmissão do conhecimento pelo professor ao aluno;
b. Alunos- Passivos,“caixas vazias” a serem preenchidas pelo conhecimento do professor. (Paulo Freire chamava esse processo de educação bancária, em que o professor deposita seu conhecimento na cabeça do aluno e espera um retorno com lucros.)
c. Objetivo do professor- classificar e selecionar os alunos;
d. Relacionamentos- impessoal entre professor e alunos;
e. Contexto- aprendizagem competitiva, individualista, informação limitada;
f. Concepção de educação- requer um preparo muito grande em aprender conteúdos.

2. Contemporâneaa.
Conhecimento- Construção coletiva;
b. Alunos- Ativos, construtores, descobridores do conhecimento;
c. Objetivo do professor- desenvolver os talentos dos alunos;
d. Relacionamentos- pessoal entre os alunos e entre professores e alunos;
e. Contexto- Aprendizagem cooperativa, infinidade de formação;
f. Concepção de educação- Requer preparo na compreensão de conteúdos e sua interação com o meio .

Qual desses modelos sua igreja pratica? Qual desses você acha que melhor combina com a realidade? Qual desses você gostaria que sua igreja praticasse?
 Perguntas e respostas sobre o Plano Diretor da Educação Religiosa da CBB, elaboradas a partir das matérias do Jornal Batista de domingo 18/04/10 ( Pr. Lourenço Stélio Rega) e da revista Educador nº 69 2T10 (Profa. Lília Dias Mariano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário