quarta-feira, 5 de maio de 2010

Diretrizes para o desenvolvimento da educação religiosa batista no Brasil



Plano Diretor de Educação Religiosa Batista no Brasil
É o plano para o atendimento às igrejas, que abrange a área educacional da Estrutura da Convenção Batista Brasileira. Deverá contemplar meios para que cada igreja desenvolva o seu Projeto Pedagógico, apresentando um modelo de Projeto Educacional flexível, dinâmico funcional e adaptável que possa ser recomendado a todas as igrejas batistas do Brasil, dentre outras orientações, evitar uma educação conteudista, adestradora e descontextualizada. (Pag. 22)

Plano Educacional para as Igrejas
É a descrição dos detalhes pedagógicos, operacionais e globais sugeridos no Plano Diretor para que cada igreja construa seu próprio projeto pedagógico (Projeto Político Pedagógico). Abrange toda a área educacional da igreja local, integrando todas as organizações. denominacionais e segmentos dentro da igreja.
O plano Educacional será parte integrante do Plano Diretor.

Projeto Pedagógico
O Projeto Pedagógico deverá estar contido no Plano Educacional. O projeto pedagógico descreve:
• os fundamentos e objetivos gerais educacionais;
• o perfil da igreja local (pesquisa)
• os objetivos educacionais contextuais ( elaborados após o conhecimento do resultado da pesquisa para descobrir o perfil e entorno da igreja local)
• o modelo educacional a ser adotado;
• a matriz curricular/integrada a ser adotada;
• O processo de avaliação docente/discente, etc.

Perguntas e respostas sobre o Plano Diretor da Educação Religiosa da CBB, elaboradas a partir das matérias do Jornal Batista de domingo 18/04/10 ( Pr. Lourenço Stélio Rega) e da revista Educador nº 69 2T10 (Profa. Lília Dias Mariano)




Nenhum comentário:

Postar um comentário