quarta-feira, 21 de abril de 2010

Plano Diretor da Educação Religiosa Batista no Brasil

Ontem à noite naveguei pelo site http://www.etica.pro.br%20/relendo a matéria do Pr. e Educador Lourenço Stélio Rega sobre as diretrizes para o Plano Diretor da Educação Religiosa Batista no Brasil. Digo relendo porque já conhecia algumas de suas novas idéias a respeito da Educação Religiosa, pois Minas teve o prazer de recebê-lo na 1ª Conferência sobre Educação Cristã do Estado de Minas Gerais da Convenção Batista Mineira em 2 e 3 de abril de 2004. Na ocasião tive acesso a seu material escrito e a partir daí introduzi alguns conceitos básicos aos meus parcos conhecimentos. Um deles o de acrescentar a visão educacional à nossa visão salvacionista, incutida na consciência dos batistas pelos saudosos missionários. No ardor de evangelizar tantos quantos pudessem, esqueceram de nos ensinar a segunda parte da Grande Comissão descrita em Mateus 28.19-20 quando Jesus diz aos seus discípulos “a fazerem outros discípulos... ensinando-os a guardar todos os mandamentos.” Com essa informação incompleta quando se pergunta a alguém qual é a missão da igreja a resposta está na ponta da língua: Evangelizar. Mas a verdade do texto bíblico vai além do só evangelizar, abrange o ensinar. Talvez seja por isso que nós batistas ao longo de nossa história amamos e demonstramos nosso amor por Missões e nosso descaso pelo o Ensino ou pela educação religiosa, quando a mesma é feita pela boa vontade dos membros das igrejas e os educadores preparados pelas escolas educacionais batistas não têm o mesmo tratamento que têm os missionários e os pastores. Talvez seja por isso que, das igrejas pesquisadas para o a criação das Diretrizes do Plano Diretor da Convenção Batista Brasileira, somente 25,18% delas têm sua educação religiosa coordenada por um educador preparado pelas instituições da denominação. Investimos muito mais na pregação da Palavra do que no ensino relevante da Palavra.

No material do Pr. Lourenço, que tive acesso, já em 2004, ele apresenta o esquema de sua visão da Missão da Igreja. Uma missão tridimensional, ou seja uma missão direcionada para Deus, para o mundo e para si mesma. Amanhã postarei o desenho desse esquema.

Convoco a todos os educadores batistas do Brasil a orarmos intensamente pela implantação do novo Plano Diretor da Educação Religiosa nas igrejas. Que além da oração, que nos informemos o mais possível sobre as diretrizes do Plano e que juntos tentemos conquistar o direito que nos foi dado por Deus, de contribuir com o crescimento cristão daqueles que foram alcançados pelo evangelismo, quando nos chamou para o ministério educacional. 25,18% de educadores é muito pouco para os desafios educacionais cristãos batistas. Oremos todos para que os educadores sejam contemplados nesse novo rumo que a educação religiosa batista toma no Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário