domingo, 18 de abril de 2010

Os que ensinam e são ensináveis

A revista "Educador" , número 69/2T 2010 apresenta aos leitores as primeiras informações a respeito  do Plano Diretor de Educação Religiosa para as igrejas batistas brasileiras.

Diante de tudo que teremos que aprender a respeito das novas propostas, para a prática de uma educação religiosa mais abrangente e significativa trago para os leitores hoje uma reflexão sobre os que ensinam e são ensináveis.

Para ensinar é preciso antes ter aprendido. E para aprender é preciso desenvolver algumas características importantes relacionadas ao caráter de Cristo impregnado naqueles que através dEle se tornam filhos de Deus, discípulos e discipuladores. Apresento então, algumas características dos que ensinam e são ensináveis:

• Demonstram FLEXIBILIDADE e HUMILDADE para reconhecer a necessidade de aprender diariamente nas mais diversas circunstâncias.

• Demonstram DETERMINAÇÃO, quando consciente da vontade de Deus, e são capazes de, encarar desafios e transpor barreiras, para o cumprimento da vontade dEle, que também se torna a sua, quer esteja na função de liderado ou líder.

• Enchem-se de ALEGRIA diante de um conhecimento novo, tanto quando aprende, tanto quando ensina, porque o prazer sentido independe de quem aprendeu, se ele ou o outro, porque estar no centro da Vontade de Deus, na realização do ministério proporciona a quem ensina e é ensinável um estado de contentamento inexplicável, um constante regozijo.

• Demonstram FÉ no ser humano que, em sendo imagem e semelhança de Deus, é capaz de, pela atuação do Espírito Santo, ser por Ele transformado e provocar transformação na sociedade em que vive.

• RESPEITAM os níveis de maturidade em que se encontram seus liderados, repassando com PACIÊNCIA o sonho aos de visão menos abrangente.

• São sensíveis às alterações das realidades e diante de uma necessidade de mudança, podem, refletir e agir para o bem do Reino de Deus, do próprio bem e do bem daqueles são seus companheiros de jornada.

• Procuram manter acesa, no fundo da alma, a luz da SABEDORIA, que ilumina o rosto, os olhos o corpo todo. A sabedoria que vem de Deus e expande em forma de gratidão a Ele, e a todos os que fizeram e fazem parte da sua história.

Senhorinha

Nenhum comentário:

Postar um comentário