sábado, 24 de abril de 2010

Missão TRIDIMENSIONAL da igreja

A Bíblia narra em Gênesis 1.26- 31 a história dos seres humanos criados por Deus, que lhes dá a missão de dominar e cuidar de todas as outras criaturas. Mas a missão primeira dos seres humanos está narrada em Isaias 43.6 e 7 “...de longe tragam os meus filhos, e dos confins da terra as minhas filhas... a quem criei para minha glória, a quem formei e fiz.” Deus nos criou para o seu louvor e sua glória. Temos para com Ele uma missão espiritual de adoração, porque Ele “é espírito e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” João 4.24. Como filhos de Deus, criados para o louvor de sua glória, o cumprimento de nossa missão para com Ele significa também o cumprimento de nossa missão para com a salvação de outros, porque de acordo com sua palavra devemos ser testemunhas tanto em Jerusalém, em Samaria, Judéia e até os confins da terra, com a pregação e ensino dos princípios bíblicos .

Deus nos deu uma missão enquanto pessoas e nos deu uma missão enquanto igreja de Cristo. Podemos encontrá-la especificamente em dois textos Mateus 22.36-40 conhecido como o Grande Mandamento: “ Mestre qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. O segundo semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”, e Mateus 28.16-20, conhecido como a Grande Comissão: “E os onze discípulos partiram para a Galiléia, para o monte que Jesus lhes tinha designado. E, quando o viram, o adoraram; mas alguns duvidaram. E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.”

Esses dois textos, Grande Mandamento e Grande Comissão nos apontam para a Missão da Igreja, a qual o Educador e Pr. Lourenço Stélio Rega chama de Missão Tridimensional: uma missão para Deus, para o mundo e para si mesma. Essa tripla missão pode ser subdividida em 5 objetivos a saber:

• Mssão para Deus-
Adorar – “amem ao Senhor , o seu Deus”;
•Missão para o mundo-
Evangelizar e fazer missões – “vão e façam discípulos”;
• Missão para si mesma-
Servir – “amem ao próximo como a vocês”;
Entrosar as pessoas à igreja – “batizando-os;
Discipular – “ensinando-os a obedecer.
Resumindo: Adoração, Evangelismo/Missões, Serviço, Comunhão e discipulado ou ensino. Eis os propósitos da igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário