segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Teologia da Educação Cristã




"Onde devemos começar nossas reflexões sobre a educação cristã? O ponto crucial são nossas predisposições. O que para nós significa ser cristão? Crer em certas coisas? Ter certos valores morais? Comportar-se de certa maneira? Ou há algo além disso, alguma essência que defina o que somos?

Para mim o ponto de partida está nestas palavras de Jesus: "Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância" (Jo 10.10).

Observando a vida e a missão da igreja apresentadas nas Escrituras, Richards constrói um sólido programa de educação cristã para pessoas de todas as idades. Sua explanação baseia-se na convicção de que devemos partir da eclesiologia para entender a educação e de que a educação cristã é realmente uma disciplina teológica.
O autor questiona com grande autoridade a tendência de se estabelecer na igreja o que ele chama de 'estruturas de controle', em vez de se construirem 'estrutras de comunicação' que permitem uma efetiva educação do povo de Deus para a vida cristã.

Aqueles que de algum modo, sentem-se responsáveis por fazer a igreja educar com eficácia seu povo, moldando cristãos mais do que formando doutrinadores, não podem prescindir dessa obra quase única na literatura evangélica brasileira."

ORAÇÃO PELOS JOVENS CRENTES
Oro em favor dos seus amigos. Que sejam abençoados e influenciados positivamente. (adaptação: ministério desperta Débora, que é um movimento de oração de mães em favor dos seus filhos e da juventude brasileira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário