terça-feira, 17 de novembro de 2009

"O caráter em primeiro Lugar" - INICIATIVA



Aquilo queremos ou sonhamos, dentro é claro, dos princíos e vontade de Deus, deve nos impulsionar a um movimento, uma ação, que é o lado concreto do projeto,para a realização do sonho. As virtudes se intercalam no processo de formação do caráter. Na história a seguir vemos a mistura da autoconfiança e iniciativa na vida do grande artista MONDRIAN.

História- O Pai do Design Gráfico

Há muito, muito tempo, em 1872 no país chamado Holanda nasceu um menino que recebeu o nome de Piet Mondrian. Como qualquer outra criança saudável o menino ia crescendo, c rescendo. Brincava com os brinquedos de sua época, ia à igreja em que seu pai era pastor e gostava de passar horas olhando seu tio pintar quadros.

Aos vinte anos, como os demais jovens, Mondrian precisou escolher qual profissão exerceria na vida. Seu pai queria que ele fosse um pastor. Mas Modrian escolheu ser pintor, indo para a escola de Belas Artes em Amsterdam. Na escola pintava muitas telas de paisagens e retratos . Só que as pessoas não gostavam muito de sua pintura, achavam-na sem graça, sem detalhes, pois naquela época as pessoas queriam que a pintura fosse uma cópia da realidade. Esse não era o conceito de Mondrian sobre a pintura. Ele queria que seus quadros expressassem idéias ou sentimentos e não uma realidade fotográfica.

Um dia Mondrian foi visitar Paris, a cidade dos artistas. Novamente teve que fazer uma escolha: continuar pintando paisagens e retratos, sem graça para ele e para os outros, ou pintar o que ele realmente sentia. A partir de então sua arte se confirmou em imagens abstratas, ¬desenhos geométricos com linhas verticais e horizontais, juntamente com cores simples e primárias: vermelho, amarelo e azul . Seus quadros não tinham qualquer tema em especial. Ele apenas queria criar imagens harmoniosas com as linhas e as cores, quase sempre formadas de quadrados e retângulos separados por linhas retas e pretas.

Em sua escolha, Mondrian se realizou como pintor, seguindo seu próprio estilo, influenciando muitos outros artistas. Até hoje sua obra inspira a arte, a moda, a publicidade. Ele é conhecido como o pai do design gráfico.



ORAÇÃO PELOS JOVENS CRENTES
Oro em favor dos jovens crentes para consigam seguir a profissão por eles escolhida, e não aquela desejada pelos seus pais, por mais bem intencionados que sejam. (adaptação: Ministério Desperta Débora, que é um movimento de oração de mães em favor dos seus filhos e da juventude brasileira)

Um comentário:

  1. Olá...

    Raramente alguém faz algum comentário sobre esse grande artista. Mas Mondrian parte do quadro Árvore Vermelha e vai simplificando seus galhos e ramos os colocando em ângulos retos, na sequência passa a trabalhar com preto e as côres primárias.
    Com o passar do tempo, extrapola suas construções iniciais com a brilhante série Boogie Woogie, chegando a dar a sensação de profundidade. Muito bom mesmo... Parabéns...
    Graça e Paz,
    Milton JB Sobreiro

    ResponderExcluir